
Não poderia deixar de tecer algumas considerações acerca do X Congresso de Direito da Faculdade de Direito de Caruaru - ASCES. O Tema abordado foi Ciências Criminais e Direitos Humanos - Reflexos e Perspectivas. Bastante atual, o Congresso foi interessantíssimo para quem, assim como eu, tem paixão pelas Ciências Criminais.
Apesar de alguns entraves - atrasos para começar os trabalhos e o fato de alguns palestrantes não saberem ou não quererem prender a atenção do Público formado por iniciantes na carreira do Direito, e não Doutores ou Mestres que acompanham Conferências na Europa ou seja lá onde for - a presença de alguns grandes nomes do Direito já valeram a pena.
Além do badalado Cezar Roberto Bitencourt, cuja palestra, confesso, não pude acompanhar porque começou muito tarde e eu não pude ficar, o Congresso contou com a presença de outros grandes nomes, dentre os quais, destaco: Cláudio Brandão, Ana Sabadell, Aury Lopes Jr e o Homenageado do evento, Roque de Brito Alves. E não posso esquecer de citar também Bruno Galindo, que foi meu professor de Direito Constitucional, cujo blog, aliás, eu recomendo: http://www.direitoecultura.blogspot.com/. Sem menosprezar os outros palestrantes, esses foram os que estiveram em destaque. Gostei também das intervenções de Gustavo Batista, professor da UFPB.
Surpreendeu-me o fato de que o Professor Dr. Roque de Brito seja mais respeitado na Europa do que em nosso País. Mas realmente é verdade, porque, confesso, anteriormente, pouco tinha ouvido falar nele. O que é uma pena, pois ele realmente é fantástico, de uma inteligência tremenda. (E eu também ainda não sou Profundo conhecedor deste Mundo Acadêmico)
Interessantíssima a palestra de Ana Sabadell sobre "Sistema prisional e violação de direitos fundamentais das mulheres no Brasil".
Não posso deixar de colocar em destaque a palestra de Aury Lopes Jr. Com linguagem despojada e direta, ele conseguiu conquistar a platéia. Mas ele não é apenas um Showman. Tem um conteúdo vasto. Estupefato, vi aquele cara destruir quase todos os Princípios do Processo Civil aplicados comparativamente ao Processo Penal. Além de pôr em cheque Princípios característicos do Processo Penal, como a Verdade Real - apresentada por ele como um princípio que prejudica a imparcialidade do juiz. Recomendo também o site dele: http://www.aurylopes.com.br/, tem vários artigos interessantes.
Enfim, apesar dos pesares, valeu mesmo participar deste congresso, que ficará em minha mente, assim como, acredito eu, nas mentes de todos que desenvolvem verdadeira paixão pelo Direito Penal e Processual Penal.
